Social Icons

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Relatório da Oficina de produção de sabão

Em uma das nossas publicações falamos da produção de sabão através do óleo de cozinha usado que você pode ver clicando aqui, quando umas alunas do Colégio Brigadeiro Newton Braga estiveram no nosso colégio nos ensinando a produzir o sabão. Elas voltaram ao nosso colégio e nesse post falaremos de algumas informações adicionais que não foram abordadas no outro post. Como dissemos os elementos essenciais para a produção de sabão são o óleo, água e soda cáustica. Outros produtos como corantes, essências e vinagre podem ser usados. A função do corante é dar cor, a da essência é dar um aroma mais agradável e o vinagre, que é o ácido acético, tem a propriedade de tirar ferrugem. É preciso ter cuidado com o manuseio da soda cáustica, pois ela é corrosiva. O sabão feito com a soda cáustica não é recomendável para lavar rosto e partes sensíveis do corpo, mas não é preciso se preocupar quanto ao uso para lavar mão e roupas, por exemplo, pois quando ocorre a reação da soda cáustica com a água e o óleo, ocorre a neutralização. 

Outros problemas do óleo na natureza, além dos citados no post anterior, são que ele não só impede a passagem de luz na água, como também impede as trocas gasosas da água com o ar, prejudicando a vida dos seres que nela vivem e no solo não só ocorre a impermeabilização, como o óleo também vai para os lençóis freáticos, posteriormente afetando rios, lagos e etc.

História do sabão 
Aprendemos também a história do sabão.O sabão surgiu de forma gradual, ao longo da história da humanidade, e sua produção é uma das atividades mais antigas realizadas pelo ser humano. Os primeiros registros de um material semelhante ao sabão atual foram encontrados em uma placa de argila de aproximadamente 2800 a.C., na região da antiga Babilônia, que hoje corresponde à região do Iraque.
A produção do sabão e do sabonete segue praticamente a mesma regra básica: é uma reação entre um ácido graxo (gorduras e óleos de origem vegetal ou animal) com um material alcalino, isto é, de caráter básico. Normalmente, a base é o hidróxido de sódio (NaOH), que é conhecida como soda cáustica.
Assim, os primeiros sabões eram misturas de gorduras de animais (sebo), como o material graxo, com as cinzas de madeiras, que possuem substâncias alcalinas. Se não houvesse cinzas, evaporavam-se as águas de rios que costumavam ser alcalinas, como as águas do rio Nilo, no Egito.
A produção do sabão foi se desenvolvendo cada vez mais e ele passou a ser considerado um artigo de luxo nos séculos XV e XVI. Ele era produzido principalmente na França e na Itália.

SustentávelMente

Novo vídeo de divulgação