Social Icons

domingo, 1 de junho de 2014

Reciclagem do óleo de cozinha

O óleo vegetal ou óleo de cozinha, como é popularmente conhecido, é um grande poluidor do meio ambiente quando descartado de maneira errada. Atualmente grande parte da população joga o óleo na pia ou no lixo. Além entupir o encanamento da própria casa a pessoa que descarta o óleo de maneira errada, polui também rios, córregos e riachos. Como a água e óleo tem densidades diferentes, eles não se misturam quando colocados em um mesmo recipiente, todos já devem ter feito essa experiência em casa. Nos rios acontece a mesma coisa, e como o óleo fica por cima ele impede que a luz do sol chegue nas algas, assim impedindo a fotossíntese, fazendo com que não tenha mais oxigênio, matando peixes e outros seres que dependem dele, além de que quando o óleo se decompõe, ele libera gás metano na atmosfera. E quando se joga o óleo no lixo ele vai para os aterros sanitários e polui o solo. O óleo no solo causa a impermeabilização, fazendo com que a água não infiltre o solo.
1 litro de óleo polui 10 mil litros de água, e existem maneiras de impedir essa poluição e contribuir para um futuro melhor. Existem ONGs que fazem o recolhimento do óleo - você pode guardar na sua própria casa. Quando acabar de usar o óleo é só colocar em uma garrafa pet - e transformam esse óleo em sabão, biodiesel e outros.
Ano passado nós fizemos um trabalho e falamos da reciclagem do óleo, procurando uma maneira fácil de nos livrar do óleo que armazenamos em casa conhecemos o Edson que recolhe o óleo quando alguém liga pra ele. Pra quem mora no Rio de Janeiro, nos bairros de Olaria, Ramos ou Penha esse é o número dele: 7858-1786. Se você não mora em nenhum desses lugares procure alguém que faça o mesmo perto da sua casa.
Esse vídeo foi gravado no Galpão onde o Edson e a equipe dele armazenam o óleo e ele fala um pouco sobre isso.

Na nossa escola, na última quinta-feira, um grupo de estudantes do Colégio Brigadeiro Newton Braga foi fazer uma demonstração de como é o processo químico na produção do sabão. Três materiais são essências: o óleo, água e soda cáustica, que geralmente é usada pra desentupir pias, todos com uma certa medida. No processo também são usados perfumes e corantes, depois é tudo colocado em um molde até secar e virar o sabão. O Colégio Brigadeiro Newton Braga tem um projeto que recebe todo óleo que é encaminhado pra lá e passa por todo esse processo pra virar sabão. 



Todos tem que ter a consciência da importância da reciclagem e da preservação do meio ambiente, com pequenas atitudes como guardar o óleo garantimos um futuro melhor não só pra nós mesmos como também para as próximas gerações.