Social Icons

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Top 10: Cidades mais poluídas do mundo

  • Linfen - China
Essa é a região com a maior população afetada, cerca de três milhões de pessoas são prejudicadas pela mineração de carvão. A situação é tão grave, que os próprios moradores se engasgam com a quantidade de poeira de carvão no ar. Como é um lugar que não é fiscalizado, a população ainda enfrenta a falta de água, que é desviada para ser usada nos recursos de mineração.
  • Tianying - China
O problema dessa cidade não é a poluição comum, mas sim a contaminação por chumbo. Por ser uma das maiores produtoras do metal, não ter a fiscalização adequada e nem proteção ambiental, o nível de concentração de chumbo chega a ser até dez vezes superior ao nível considerado aceitável. Isso faz que as crianças tenham problemas de desenvolvimento e muitas doenças renais e auditivas.
 
  • Dzerzhinsk - Rússia
A poluição causada por produtos nucleares não são problemas exclusivos de Chernobyl ou Fukushima. O forte de Dzerzhinsk era o principal na produção de armas durante os tempos de guerra e, infelizmente, os resíduos tóxicos penetraram o solo e contaminaram os lençóis freáticos. A situação é tão grave que a expectativa de vida das pessoas da região é de apenas 44 anos. 
  • Sumgayit - Azerbaijão
Durante os tempos de União Soviética, o Azerbaijão tinha mais de 40 fábricas de armas químicas que despejavam cerca de 120 mil toneladas de lixo tóxico na atmosfera todos os anos. Até hoje os produtos estão ativos no ar, aumentando a incidência de câncer na população local.
 
  • Haina - República Dominicana 
Quem acha que no Caribe só rolam praias paradisíacas e ar puro está muito enganado. Em Haina, na República Dominicana, o pessoal respira é chumbo! O ar por lá é carregado de partículas desse metal, herança de uma fábrica de reciclagem de baterias que fechou as portas em 1997.
  • Sukinda - Índia 
Com 97% dos depósitos de minério de cromita da Índia, o vale de Sukinda é quase uma mineração a céu aberto, com várias minas operando sem plano de gestão ambiental. O resultado: mais de 30 milhões de toneladas de resíduos de cromo e outros metais pesados são excretadas nas zonas vizinhas e às margens do rio Brahmani, única fonte de água“potável” dos moradores. 
  • La Oroya - Peru
Desde 1922, os moradores de La Oroya penam com os resíduos da mineradora americana Doe Run Corporation. A situação é tão grave que, vira e mexe, o governo local adota planos emergenciais aconselhando a população a não sair de casa até que o ar esteja minimamente respirável. 99% das crianças locais têm o nível de chumbo no sangue maior que os limites estabelecidos pela OMS, sofrendo, entre outras coisas, de sérios anos de desenvolvimento mental. 
  • Norilsk - Rússia
tem o maior complexo de fundição de metais pesados do mundo. Já o ar local tem odor de enxofre, e a expectativa de vida dos operários das fábricas é dez anos mais baixa do que a média no país. Tudo por causa das 500 toneladas de óxido de cobre e níquel e 2 milhões de toneladas de dióxido de enxofre lançados por ano na atmosfera!
 
  • Chernobyl - Ucrânia
O maior acidente nuclear da história, ocorrido em 1986, em Chernobyl, literalmente bombardeou a cidade, tendo liberado uma radiação cem vezes maior do que a das bombas atômicas jogadas sobre Hiroshima e Nagasaki. Até hoje a região em volta da usina está inabitável.
  • Kabwe - Zâmbia
Décadas de mineração fundição pesada espalharam pó de chumbo e de outros metais pra tudo quanto é lado na cidade de Kabwe. Para piorar, o mesmo rio que serve de hidrovia para o transporte de resíduos da fundição é o local onde as criancinhas do lugar se banham...O nível de chumbo no sangue das crianças é de cinco a dez vezes mais alto do que o aceitável pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e, em muitos casos, está perto daquele considerado fatal.