Social Icons

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Top 10: cidades mais sustentáveis do mundo

No top 10 anterior falamos das cidades mais poluídas, mas não podemos esquecer que existem oa bons exemplos. Neste post separamos as cidades mais sustentáveis do mundo.

  • Vancouver - Canadá


A cidade que em 2010 foi sede das Olímpiadas de Inverno adotou a sustentabilidade como lema e levou a ideia a sério: as medalhas entregues aos atletas foram feitas de restos de metal jogados fora. Mas não é só isso. O conceito de sustentabilidade está presente em Vancouver há bastante tempo - 90% da energia da cidade é produzida por meio de ondas, vento, painéis solares e hidroelétricas. 

  • Malmo - Suécia

Malmo não é famosa apenas pelos inúmeros jardins e parques que se espalham pela cidade. O desenvolvimento urbano sustentável também é uma característica marcante. Apesar de ser uma das maiores cidades da Suécia,  quase não há congestionamentos: 425 km de ciclovias.
  • Curitiba - Brasil

A representante nacional é conhecida como a capital ecológica do Brasil. As áreas de cobertura vegetal passaram de 18% para 26% nos últimos dez anos, e o índice de área verde da cidade, 64,5 m2 por pessoa, é um dos mais altos entre as capitais brasileiras. Além disso, a capital paranaense é exemplo em soluções de urbanismo e tecnologia de transporte urbano.
  • Portland - Estados Unidos

O modelo das cidades estadunidenses normalmente traz avenidas largas, com amplo espaço para os carros. Portland, porém investe em alternativas mais sustentáveis, como ciclovias e ferrovias. A cidade também se comprometeu a reduzir a emissão de gases poluentes e passou a utilizar apenas materiais sustentáveis em suas construções. É lá também que está o Tom McCall Waterfront Park, construído em uma rodovia fechada, que se tornou ponto focal de renovação do centro da cidade.
  • Reykjavik - Islândia

A capital da Islândia é considerada a cidade mais sustentável do mundo. A energia é produzida por hidroelétricas e usinas geotérmicas. O sistema de transporte coletivo opera com ônibus "verdes" que utilizam hidrogênio como combustível. E o ar por lá é considerado tão puro que atrai turistas de diversas partes interessados em conhecer o sistema de sustentabilidade da cidade.

  • Copenhague - Dinamarca

Em Copenhague você não vai encontrar nem a metade de carros que encontraria em qualquer outra cidade de mesmo porte. Um terço da população vai ao trabalho de  bicicleta, inclusive no inverno, que não é nada amigável, chegando a temperaturas negativas. São 217 quilômetros de pistas circulando a cidade e o objetivo é construir mais 43 até 2015 e fechar algumas das principais ruas para carros. Além disso, Copenhague é também a primeira no pódio em produção de energia eólica. E até 2025 Copenhague pretende ser a capital mundial do carbono zero.

  • Bahia de Caráquez - Equador

Com biodiversidade envolvente, Bahia de Caráquez já foi até declarada como uma ecocidade por causa de um investimento pioneiro na preservação da vegetação e da vida selvagem local. Seguindo a mesma linha, a cidade também criou uma forte cultura de compostagem e de agricultura orgânica. As técnicas sustentáveis de agricultura ali desenvolvidas são reconhecidas no mundo inteiro.

  • Barcelona - Espanha

Um percentual pequeno de energia renovável abastece a cidade, mas chama a atenção seu empenho em difundir o uso da energia solar. A administração municipal estabeleceu que todas as novas residências ou reformas devem incluir algum sistema de aquecimento solar - geralmente, para a água.

  • Estocolmo - Suécia

A cidade se destacou pelo comprometimento político e pela quantidade de áreas verdes, mas ficou atrás de Paris quando avaliada a extensão da rede de transporte por trilho per capita. Sua meta de redução de gases de efeito estufa é a segunda mais drástica.

  • Paris - França

Além de ser signatária de uma série de pactos internacionais, Paris também obteve a maior pontuação na categoria "extensão de transporte por trilhos por habitantes". É uma das poucas cidades do estudo que tem um projeto de adaptação em curso: mais de 100 mil árvores foram plantadas  e outras 20 mil recobrem os telhados da cidade.

Fontes de pesquisa: http://www.cidadessustentaveis.org.br/noticias/confira-cinco-cidades-que-sao-exemplos-de-sustentabilidade
http://naturaekos.com.br/blog/cidade-sustentavel/quais-sao-as-cidades-mais-sustentaveis-do-mundo-e-por-que/