Social Icons

sábado, 23 de agosto de 2014

Como o óleo afeta a rede de esgoto e as água pluviais

Óleo jogado na pia prejudica e compromete o meio ambiente. O óleo quando vai para a galeria de esgoto funciona como uma cola, vai juntando tudo, fica concentrado, forma-se uma massa e acaba entupindo a rede de esgoto. Gordura de residências, restaurantes descartada no ralo entope redes de esgoto, provoca vazamentos, enchentes e mau cheiro. O consumo humano exagerado e a falta de hábitos sustentáveis causam uma série de problemas para o meio ambiente. O óleo cozinha e a gordura resultante dos alimentos são exemplos disso.

Segundo dados da Sabesp, uma família pode gerar cerca quase 2 litros de óleo por mês. 
Pequenas atitudes fazem a diferença. Para evitar impacto ao meio ambiente, uma alternativa simples é guardar o óleo usado em garrafas pet, bem fechado, para não atrair vetores como ratos e baratas, e encaminhar para postos de arrecadação (para reciclagem). É importante ressaltar que esse óleo só deve ser armazenado após esfriar. Normalmente esse óleo será destinado à fabricação de produtos de limpeza (sabão), biodiesel entre outros.
Um litro de óleo de cozinha tem a capacidade de contaminar cerca de 25 mil litros de água. Uma quantia, mesmo que pequena, do produto leva 14 anos para ser totalmente absorvida pela natureza, de acordo com informações da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) despejar óleo na rede de esgoto é uma opção muito utilizada pela população, no entanto, a mais errada, considerando consequências a curto e longo prazo que isto acarreta para a natureza e para a vida urbana. 


Óleo quando é jogado ao esgoto:



Óleo quando é jogado nas água:
 


O óleo de cozinha é uma substância orgânica, isto é, contém carbono em sua composição. Esta condição lhe dá uma característica impermeabilizadora. Caso o óleo seja jogado pelo ralo da pia, seguirá para a rede de esgotos. A sua consistência viscosa entope o encanamento, o que promove a longo prazo enchentes e alagamentos, além de poluir solos e contribuir para a proliferação de ratos e baratas.
Quando o óleo é despejado nos rios, mares e lagos é formada sobre a água uma película que impede a passagem de oxigênio e luz, comprometendo a vida aquática.
No Rio de Janeiro foi criado um projeto para tentar conscientizar as pessoas em relação ao descarte do óleo usado.
Para mais informações sobre esse projeto acesse: